Bom dia a todos.

Grande foi a dúvida que me norteou em relação à elaboração desse blog. Não bastasse a genuína dificuldade em definir o conteúdo a ser abordado, muitos outros problemas surgiram. A incapacidade de compreensão da linguaguem da informática foi um dos grandes obstáculos a ser superado (embora ainda não o tenha sido completamente).

As dificuldades são constantes em todos os campos da vida. Viver é aprender. Aprender é viver. Talvez no DIREITO essa premissa fique ainda mais clara. O mundo jurídico tem sede de aprendizagem, de crítica e de compreensão.

Discutir teorias não deve ser uma atividade apenas tipicamente acadêmica. Deve sim suplantar os limites do campo teórico e atingir em cheio o cotidiano social. As premissas jurídicas devem ser usadas como meio adequado para o alcance da tão sonhada e almejada justiça.

Sabemos que a tarefa é árdua e que estamos distantes de uma solução pacífica para os problemas (não só jurídicos) do nosso país e do mundo. Resta-nos apenas fazer a nossa parte:  pequenas atitudes são responsáveis por grandes conquistas.

Este será um espaço para debatermos, criticarmos e valorizarmos pequenas atitudes. Serão postadas pequenas contribuições na busca de um conhecimento ético e sustentável. Não há a pretensão de se esgotar alguma discussão, muito menos de angariar seguidores; muito pelo contrário: as opiniões divergentes são as verdadeiras raízes da sabedoria.

Acaso este nosso trabalho ajude um único ser humano a resolver as intempéries da vida (seja no plano acadêmico, seja no plano fático – confessamos que o segundo nos orgulharia ainda mais), estaremos ciente de que a missão foi cumprida.

Danilo Meneses

Popularity: 3% [?]