[DICAS PARA CONCURSO] Qual estratégia me levará à aprovação?

Qual a melhor estratégia para aprovação em concursos públicos? Embora não haja nenhum “atalho” ou “caminho mágico” – fuja de quem tenta lhe vender tais ideias – alguns parâmetros devem ser seguidos. Um deles é o que passo a citar: invista em uma estratégia de estudos que lhe permita manter dedicado ao sonho por longos prazos. Vou além: apenas dedicação não basta!

É preciso também autorreflexão: olhar para si mesmo, analisar a trajetória de estudos e perceber quais são os seus pontos fortes e fracos. Esta percepção é parte importantíssima deste interminável processo de construção do conhecimento – e da própria personalidade. Há pessoas excepcionalmente esforçadas, inteligentes e capacitadas que, infelizmente, não conseguem a aprovação em razão de algo em especial: faz “pouco caso” das suas dificuldades. Lembre-se: tão importante quanto o que escolheu levar é saber o que escolheu deixar para trás.

Analisar criticamente a própria estratégia para ver “onde estamos acertando” e “onde estamos errando” é essencial. Para alguns falta conhecimento específico em determinadas matérias; para outros falta calma no momento da prova; para um terceiro grupo falta oratória; um quarto tem dificuldade de expressar seu conhecimento na escrita; já um quinto grupo vê como obstáculo construção das ideias.

Eis a pura verdade: cada um, em sua individualidade, possui dificuldades próprias. Encontrá-las e combatê-las é fundamental. Afinal, cada impasse em específico possui uma maneira peculiar de ser combatido. Caso falte conhecimento da matéria o segredo é estudar mais; se falta tempo para estudar, o caminho é a organização da rotina para maximizar as horas disponíveis; faltando capacidade de se expressar e construir raciocínios complexos, um curso específico na área seria uma boa ideia.

Repito: não há fórmula mágica! Não há uma receita infalível de aplicação geral. Há, no entanto, uma verdade evidente: você deve estar disposto a aprender, evoluir e se superar ao percorrer este caminho…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar